segunda-feira, novembro 01, 2004

Olho critico: A nossa luta (II)

Eu não poderia deixar de também escrever um post sobre o que se tem passado pela Academia de Coimbra. A história já se sabe: tentativa de invasão do senado, carga policial, um estudante detido e outros com mazelas físicas (por gás pimenta e bastonadas). Eu estive lá e fiquei especialmente impressionada com o panorama que vi diante de mim... supostamente aquilo era para ser uma manifestação pacífica (como outras têm sido) e a invasão do senado deliberada em Assembleia Magna é algo que já foi feito antes sem carga policial a impedir-nos.
A meu ver, esta é uma situação grave por vários motivos. Apesar de terem sido cometidos excessos por parte de alguns estudantes na cedência da porta, a repressão foi obcessiva e o confronto foi desproporcionado- utilizaram gás pimenta "em cima" dos estudantes, deixando alguns a precisar de serviços hospitalares (nem respeitaram o "metro" estipulado em lei);deram várias bastonadas; prenderam um caloiro de jornalismo que estava ali como qualquer um de nós...de certo que muitos de nós tiveram uma acção tanto ou mais exagerada (se é que ele cometeu algum excesso...).Ah, e para além do corpo de intervenção para lidar com estudantes completamente desarmados, também policias à paisana... Para mim, esta repressão policial mandada pelo reitor é extremamente assustadora se pensarmos que desde os tempos de ditadura não havia carga policial em Coimbra (só houve uma vez em Lisboa na década de 90). Seria mesmo necessário o reitor tomar tais medidas? Não é legitimo lutarmos pelos nossos direitos e manifestarmo-nos numa reunião que no fundo está a decidir algo sobre o nosso futuro? ( e que já antes foi invadida sem policia). Numa reunião sem senadores -estudantes (a quem foi pedida identificação , sendo depois ignorados , tal como todos nós fomos), nem todos os elementos,é aprovada a propina máxima...É esta a Universidade democrática??
É triste ver como o ensino, um direito de todos nós segundo a própria constituição, que deveria ser gratuito (ou não se pagassem já os ditos impostos), está ao preço de 880 euros (só as propinas, fora todos os outros custos...); que as bolsas em Coimbra são 3.000 e tal para 22.000 alunos ;e que existem muitas faculdades sem condições...É necessário reflectir sobre a gravidade desta situação...juntando ainda factos como a lei da Autonomia ou o Tratado de Bolonha e o que isto nos pode trazer de mau...
Muitos estudantes vão deixar de poder continuar no ensino superior por não poderem acarretar com os custos...e muitos outros nem sonham vir para o ensino superior pela mesma razão.Será que não se entende que isto só prejudica ainda mais o desenvolvimento do país...investir em pessoas formadas seria uma forma de investimento no desenvolvimento ...mas para isso era necessário haver maior acessibilidade ao Ensino Superior.
O que me assusta mais é que muitas pessoas continuam a querer viver no seu comodismo exacerbado e , apesar de terem as coisas em frente dos olhos, de lhes ser explicado, preferem continuar na sua vida quotidiana, achando a luta uma coisa desnecessária simplesmente porque "não vale a pena". Então o coerente a fazer é não concordar e ficar calado, estático,porque NÃO VALE A PENA?Onde está o espírito reinvidicativo dos jovens?Caíram no conformismo que envolve a sociedade?...no egoísmo do seu bem estar?Outros , nem sequer estão informados do que se passa à sua volta.A esses temos que informar.Ao sermos consciencializados do que se passa temos que consciencializar os outros. Temos que acreditar que a nossa luta pode ter frutos e quantos mais formos melhor será.SÃO OS NOSSOS DIREITOS.LUTEM.
Já agora uma apelo: todos à manifestação Nacional em Lisboa dia 4 de Novembro (Autocarros grátis de Coimbra)(E quem não concorda com formas de luta como manifestações puxe pela cabeça e proponha alternativas...).

Mindinha (revoltada)

2 comentários:

Mãozinhas disse...

Muito bem Kininha;) É isso tudo... Vamos agora todos à manif dia 4, em que o ponto de encontro é por volta das 12h no largo do D.Dinis... E não tenham receio porque tal como as outras manifs em LX e não só, vai ser pacifica. Penso que os politicos não vão cometer o mesmo erro que o nosso reitor.
Vai lá e luta pelos teus idiais... e pelo teu ensino superior público melhor!!! Porque as manifs não é só proprinas... nunca foi... isso são desculpas de má vontade de luta... se calhar, as manifs são só gritar proprinas (ou pelo menos é o que passa nos mass media) é porque talvez faltas lá tu.
A Polegar

Anónimo disse...

This is very interesting site... » »