domingo, outubro 24, 2004

Olho crítico: A Luta dos Estudantes

Pois é, estamos em tempos d’outrora, tempos esses já esquecidos. Desde 1969,em Coimbra, que não se via um atentado aos direitos dos estudantes tão grande. Se esses tempos estavam esquecidos é vão então, que sejam relembrados, pois a sua luta deu frutos. Esses, a quem chamavam de doidos, malucos, rebeldes etc… fizeram história.
Hoje, a luta tem outros contornos, mas os objectivos são credíveis e louváveis.
Só que infelizmente, vivemos em tempos disfarçados, a opressão não se vê mas sente-se (agora até se chega ao cumulo de se ver a olhos vistos), continuamos, por muitos, a ser os marginais, os rebeldes, os doidos. Mas são sempre esses que nos fazem ter orgulho e mover montanhas.
Porquê calar quando as coisas não estão bem… porque desacreditar quando somos jovens e só podemos acreditar?!
Após sermos agredidos, ofendidos e humilhados por dar voz e corpo ao manifesto por um ensino superior próspero, não nos vamos calar e até ganhámos mais força.
Até haver um estudante português que não pode estudar, por não ter condições financeiras que o sustentem a luta continuará.
Lutamos por um país melhor que consiga competir com os países mais desenvolvidos e ainda nos maltratam…
Ao fim ao cabo até têm consideração, um corpo de intervenção de choque todo apetrechado só para nós...


A Polegar

5 comentários:

Mãozinhas disse...

A luta continua e a luta deve continuar sempre até existir alguém que não possa estudar por falta de dinheito, disses-te muito bem!
Mas eu não posso deixar de salientar aqui algumas antagonias com que me deparei nalgumas das manifestações que fui, nomeadamente o facto de os estudantes irem a manifestações lutar contra o pagamento de proprinas com a garrafinha de traçado na mão, ou pior, a fazerem altos charutos de ganza!
Acredita que não é à toa que muitas pessoas vão tv dizer que os estudantes são todos uns bandos de bebedos que deviam era estar a trabalhar,.em vez de perder tempo com essas revoluções!
Por outro lado, achei muito estupido terem acabado com a serenata, como forma de luto, e continuarem a haver convivios de medicina, farmacia etc
Enfim mas isto, afinal, são tudo assuntos um pouco irrelevantes perante aqueles que realmente precisam de bolsa e vêm a sua bolsa a diminuir e as propinas a aumentar...

Fura_Bolos

Quidam disse...

humm, qu'é dos outros dedinhos da mão??? a mão só escreve com três dedos?..lol
*beijinhos*

Mãozinhas disse...

A luta louvável é a daqueles que sabem para que lutam e têm a verdadeira noção das situações.Se há pessoas com esse espirito, a luta é sempre viável.Como é obvio pode aparecer de tudo, mas que não nos desculpemos com outros para inviabilizar uma luta que tem a sua razão de ser e que, por tal ,não deve de maneira nenhuma parar.Tem a ver com as convicções de cda um.E até que ponto era justo estarmos com uma bela serenata quando um colega caloiro estava detido...O argumento forte de muitas pessoas foi "caloiros perderem primeira serenata"...esqueceram-se k aquele caloiro tinha inevitavelmente de perder a serenata para estar preso...Quanto aos convivios axo mt mal mas ixo já partiu da propria organização deles...a DG foi pedir pa tds pararem.Se o pexoal tivexe mais mobilizado pá luta talvez eles nao enchessem tanto....

Mindinha

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Refinance mortgage loan debt consolidation refinan53 Getting out of debt with credit counseling stopping wellbutrin Xenical free sample Call center performance management software Www special ops paintballing com Foam mattress cleaning

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »