segunda-feira, novembro 01, 2004

Olho critico: A nossa luta (II)

Eu não poderia deixar de também escrever um post sobre o que se tem passado pela Academia de Coimbra. A história já se sabe: tentativa de invasão do senado, carga policial, um estudante detido e outros com mazelas físicas (por gás pimenta e bastonadas). Eu estive lá e fiquei especialmente impressionada com o panorama que vi diante de mim... supostamente aquilo era para ser uma manifestação pacífica (como outras têm sido) e a invasão do senado deliberada em Assembleia Magna é algo que já foi feito antes sem carga policial a impedir-nos.
A meu ver, esta é uma situação grave por vários motivos. Apesar de terem sido cometidos excessos por parte de alguns estudantes na cedência da porta, a repressão foi obcessiva e o confronto foi desproporcionado- utilizaram gás pimenta "em cima" dos estudantes, deixando alguns a precisar de serviços hospitalares (nem respeitaram o "metro" estipulado em lei);deram várias bastonadas; prenderam um caloiro de jornalismo que estava ali como qualquer um de nós...de certo que muitos de nós tiveram uma acção tanto ou mais exagerada (se é que ele cometeu algum excesso...).Ah, e para além do corpo de intervenção para lidar com estudantes completamente desarmados, também policias à paisana... Para mim, esta repressão policial mandada pelo reitor é extremamente assustadora se pensarmos que desde os tempos de ditadura não havia carga policial em Coimbra (só houve uma vez em Lisboa na década de 90). Seria mesmo necessário o reitor tomar tais medidas? Não é legitimo lutarmos pelos nossos direitos e manifestarmo-nos numa reunião que no fundo está a decidir algo sobre o nosso futuro? ( e que já antes foi invadida sem policia). Numa reunião sem senadores -estudantes (a quem foi pedida identificação , sendo depois ignorados , tal como todos nós fomos), nem todos os elementos,é aprovada a propina máxima...É esta a Universidade democrática??
É triste ver como o ensino, um direito de todos nós segundo a própria constituição, que deveria ser gratuito (ou não se pagassem já os ditos impostos), está ao preço de 880 euros (só as propinas, fora todos os outros custos...); que as bolsas em Coimbra são 3.000 e tal para 22.000 alunos ;e que existem muitas faculdades sem condições...É necessário reflectir sobre a gravidade desta situação...juntando ainda factos como a lei da Autonomia ou o Tratado de Bolonha e o que isto nos pode trazer de mau...
Muitos estudantes vão deixar de poder continuar no ensino superior por não poderem acarretar com os custos...e muitos outros nem sonham vir para o ensino superior pela mesma razão.Será que não se entende que isto só prejudica ainda mais o desenvolvimento do país...investir em pessoas formadas seria uma forma de investimento no desenvolvimento ...mas para isso era necessário haver maior acessibilidade ao Ensino Superior.
O que me assusta mais é que muitas pessoas continuam a querer viver no seu comodismo exacerbado e , apesar de terem as coisas em frente dos olhos, de lhes ser explicado, preferem continuar na sua vida quotidiana, achando a luta uma coisa desnecessária simplesmente porque "não vale a pena". Então o coerente a fazer é não concordar e ficar calado, estático,porque NÃO VALE A PENA?Onde está o espírito reinvidicativo dos jovens?Caíram no conformismo que envolve a sociedade?...no egoísmo do seu bem estar?Outros , nem sequer estão informados do que se passa à sua volta.A esses temos que informar.Ao sermos consciencializados do que se passa temos que consciencializar os outros. Temos que acreditar que a nossa luta pode ter frutos e quantos mais formos melhor será.SÃO OS NOSSOS DIREITOS.LUTEM.
Já agora uma apelo: todos à manifestação Nacional em Lisboa dia 4 de Novembro (Autocarros grátis de Coimbra)(E quem não concorda com formas de luta como manifestações puxe pela cabeça e proponha alternativas...).

Mindinha (revoltada)

4 comentários:

Mãozinhas disse...

Muito bem Kininha;) É isso tudo... Vamos agora todos à manif dia 4, em que o ponto de encontro é por volta das 12h no largo do D.Dinis... E não tenham receio porque tal como as outras manifs em LX e não só, vai ser pacifica. Penso que os politicos não vão cometer o mesmo erro que o nosso reitor.
Vai lá e luta pelos teus idiais... e pelo teu ensino superior público melhor!!! Porque as manifs não é só proprinas... nunca foi... isso são desculpas de má vontade de luta... se calhar, as manifs são só gritar proprinas (ou pelo menos é o que passa nos mass media) é porque talvez faltas lá tu.
A Polegar

Líbidos disse...

cada um luta como fode,isto é, há por aí malta que luta muito e fode pouco e akela que luta pouco e fode muito... foi a mlr metáfora que encontrei para diminuir o meu thanatos em relação a um dentes de rato bedamerdas que custuma ir a magna, é um beto coninhas e um grande filho da puta...dá-me uns nervos do caneco pá !

Anónimo disse...

This is very interesting site... » »

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Cracks for sem-sim cisco router simulator buy tadalafil Route 27 porsche cars used porsche dealer las vegas Parts for porsche Health  beauty sites poetic waxing hair removal Zithromax 1g package http://www.rumba-dance.info/pics-of-1976-porsche-911.html Acyclovir doctor opinion overlord game Where to retire  golf The drug phendimetrazine phentermine Ferrari racing games 1983 porsche 924 Korean car service direct line car insurance Hair loss postpartum High velocity paintballing