sexta-feira, junho 23, 2006

Vivemos da mentira ou da verdade?

É verdade que o amor eterno existe?! É verdade que a vida eterna existe?! Ou queríamos que fosse verdade ou até precisamos de acreditar que seja verdade, nem que seja um bocadinho?!

Pois é, se calhar a verdade não é nem mais nem menos o que cada um de nós quer que seja verdade. Passo a passo construímos as nossas verdades… mas tudo que é verdade hoje, amanhã pode não ser… não é verdade?! :P

Escondemo-nos no medo de perder essa verdade e tornámo-nos vulneráveis com esse medo de viver numa mentira… E agora pergunto, teremos mais medo com mais verdades ou com mais mentiras?!! Será que o medo de perder uma certeza é maior do que o medo perder uma ilusão?! E quando essas mentiras são sonhos, crenças, fantasias e as verdades são as realistas?! Uma mentira também se pode tornar uma verdade, quando o sonho se concretiza. Buscamos por vezes na mentira as nossas verdades, sem saber qual é o correcto.

Eu busco nessas verdades que a ilusão existe. Sei que posso dizer que o pássaro é branco e não posso dizer que aquele pássaro será sempre branco. Mas na verdade, ele será sempre branco para mim, se eu quiser. Com isto quero dizer, que a verdade é a temporalidade momentânea de mim. E o medo de saber que as nossas verdades são mentiras e vice-versa, ou que há verdades mais verdades do que outras… é o que nos faz agir… Porque temos que protege-las a tudo custo, se não, nada faz sentido, nada era nada. A realidade não é mais que o prolongamento de acreditar em algo e consegui-lo, com muitos pequenos nadas se faz os impossíveis… basta acreditar. E porque tudo passa… só não passa o momento em si.

E porque há muitas verdades e mentiras refutem as minhas sempre que possam, para eu torná-las mais ou menos verdadeiras :P

Polegar

10 comentários:

Mãozinhas disse...

Mas eu não nego essa verdade divina, se calhar dou é outro nome…tipo força interior desencadeada por mecanismos internos (reacções químicas) e externos em simultâneo. Mecanismo esses que constituem o tudo, pelo psicológico, corporal e espiritual, numa dinâmica crescente. E esse é o caminho… essa busca da verdade, só que alguns estão sempre a mete-la em causa outros não. Eu penso que essa verdade será mais aperfeiçoada quanto mais exposta … por isso procuro sempre refutá-la… E é isso que me move para a luta das minhas verdades e não andar a lamuriar nas mentiras. E quando digo que, ela é momentânea em mim é no sentido que tenho necessidade de renová-la … constantemente… se seguirmos esse continuo sistemático, podemos então dizer que ela é infinita até onde nós existirmos… E é neste desassossego que encontro a minha paz.

Como já dizia o filosófico Séneca: os dois grandes inimigos da paz de espírito são “a incapacidade de mudar e a incapacidade de perdurar”

Polegar

Mãozinhas disse...

ja Bion dizia que a verdade corresponde a um nivel zero, a um nivel inatingivel... Por isso, e como gostas de psicanalise, só vivemos meias verdades (ou meias mentiras?)...Assim, o sonho será mais mentira que a realidade?Não! Ambos são preenchidos de "mentiras", mentiras essas em que acreditamos porque são "mentiras verdadeiras", para nós, não é?Se um passaro é branco será sempre branco para nós, não é?Se estás distraida e o ceu parece mais cinzento, mesmo que esteja um ceu limpo, ele será, "verdadeiramente" cinzento para ti!Este exemplo para falar de como as nossas "mentiras" (ou verdades?) são repletas de sentimentos, distracções e...sonhos...
pensa nisso...

só mais uma coisa:
"E porque tudo passa… só não passa o momento em TI"

beijos

fura_Bolos

Mãozinhas disse...

"a verdade é a temporalidade momentânea de mim"...resta saber como defines temporalidade, que é sem dúvida outro termo repleto de mentiras e verdades acerca do que é e que não é...Transcende o limiar do tempo, transcende os conceitos de mentira e verdade que a sociedade nos impinge...deixa te transbordar pelos teus pensamentos, sentimentos, emoções, instintos...brinca com eles,conversa, afaga-os, briga k eles se necessário...Porque são eles k criam as ditas "verdades" e mentiras", e em que simbolizas aquilo que és, que não és, que gostavas e não gostavas de ser...Porque a "verdadeira vontade" só podes ser tu a criá-la...

Anelar***

colormeonce disse...

e são estas as vossas angústias?
querem falar de "uma" verdade? querem falar de "uma" realidade?
a natureza não nega... o dom magnifico de falar pela natureza... confusões entre transformação e mutabilidade/imutabilidade...
a verdade pode ser momentanea... até ser refutada. a realidade é construida por nós.
se eu disser que todos os cisnes são pretos, isto é verdade até que encontre um que não seja preto. para mim, pelo menos. quando falam em verdade é relativa a quê? às leis da física, química, sentimentos, emoções, universal?
a verdade não pode ser moldada? quando vês televisão, vês o telejornal, achas que aquilo não é verdade para a maioria das pessoas? (tendo nós, seres de elevada capacidade intelectual, capacidade de racionalização para saber que não será bem assim) achas que para essas pessoas lhes interessa saber que a tua verdade não é igual à deles? é que, sinceramente, nem a mim me interessa.

Window's Girl disse...

A minha verdade é que preciso de acreditar que o amor eterno existe, tal como preciso de acreditar que a vida eterna existe. Contudo, quando um amor se desfaz, penso logo: Ah! É porque não era verdadeiro amor. No entanto, terão sido falsos os momentos sublimes partilhados, a sensação de infinito que se sentiu ainda que por escassos segundos? Não! Foram eternos, só que por escassos momentos. Parece contraditório, mas faz sentido, poque a nosssa vida é mesmo assim. Feita de contradições que nos preenchem e nos dão alento para mais um dia. Beijinhos!

Anónimo disse...

"A verdade não é uma só"
Por que é que o frango cruzou a estrada?


Criança - Porque sim.
Professora primária - Porque queria chegar ao outro lado da estrada.
Nietzsche - Ele deseja superar a sua condição de frango, para tornar-se um superfrango.
Sartre - Trata-se de mera fatalidade. A existência do frango está na sua liberdade de cruzar a estrada.
Blaise Pascal - Quem sabe? O coração do frango tem razões que a própria razão desconhece.
Aristóteles - Está na natureza dos frangos cruzar a estrada.
Maquiavel - A quem importa o porquê? Estabelecido o fim de cruzar a estrada, é irrelevante discutir os meios que utilizou para isso.
Freud - A preocupação com o facto de o frango ter cruzado a estrada é um sintoma de sua insegurança sexual.
Darwin - Ao longo de grandes períodos de tempo, os frangos têm sido seleccionados naturalmente, de modo que, agora, têm uma predisposição genética para cruzar estradas.
Einstein - Se o frango cruzou a estrada ou a estrada se moveu sob o frango, depende do ponto de vista. Tudo é relativo.
George Orwell - Para fugir da ditadura dos porcos.
Marx - O actual estado das forças produtivas exige uma nova classe de frangos, capazes de cruzar estradas.
Martin Luther King - Eu tive um sonho. Vi um mundo no qual todos os frangos eram livres para cruzar a estrada sem que sejam questionados os seus motivos.
Moisés - Uma voz vinda do céu bradou ao frango: "Cruza a estrada!" E o frango cruzou a estrada e todos se regozijaram.
José Sócrates - Não tenho nada a ver com isso. A culpa é do governo anterior.
Feministas - Para humilhar a franga, num gesto exibicionista, tipicamente machista, tentando, além disso, convencê-la de que, enquanto franga, jamais terá habilidade suficiente para cruzar a estrada.
Lili Caneças - Porque queria juntar-se aos outros mamíferos.

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

This is very interesting site... Software de business intelligence

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! air cleaner Western style stationery buy phendimetrazine Nsearch s joint pain relief Admiral washers and dryers Bmw spartanburg south carolina

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Irs debt indicator Austin fitness hour tx Over the toilet medicine cabinets Free free craps game celexa Best prom dresses Free+roulette+software motorized wheelchairs http://www.florida-timeshare.info acyclovir dose mp3 player