quarta-feira, julho 06, 2005

"A espuma dos dias"

A espuma dos dias foi um livro de Boris Vian, que já li há uns tempos… Na altura que o li achei-o completamente fora do normal, até exageradamente sem sentido… Contudo e agora que já passou algum tempo depois de o ter lido percebi que, pela sua excentricidade, foi um livro que me marcou. Foi preciso uma conversa, meia triste e nostálgica, num café para perceber isso.
O livro começa num dos primeiros capítulos com uma frase que me chamou logo atenção, cuja ideia era mais ou menos esta:

“as floristas não têm cortinas de ferro porque ninguém parece estar interessado em roubar flores”.

Curiosamente, esta frase que, no início, nada fazia sentido veio a revelar-se perto do final, quando a mulher da personagem principal fica doente e necessita constantemente de cheirar flores para se sentir melhor, para se ir arrastando arduamente no seu caminho para a morte. É assim, que Colin se endivida para lhe comprar mais e mais flores.
Outra cena que marcou foi quando a namorada de Chick decide incendiar todas as livrarias porque sabia que o seu amado faria de tudo, venderia até a alma, para comprar o último volume do “Paul Patre”. Alice acaba por morrer num destes incêndios. Morreu por amor?
Já para não falar de pormenores tão criativos tais como um piano que faz batidos, de acordo com as notas que as pessoas tocam…

Em tons românticos e indescritíveis, este livro marcou-me, não só pela cultura que transmite (o autor cita montes de músicos de jazz e escritores de renome) mas pela espuma com que nos faz sonhar ao longo de todo o livro…

Fura_Bolos (obrigada Gil Vaz)

5 comentários:

Mãozinhas disse...

De facto não li o livro, mas as tuas palavras sem duvida fizeram-me ter vontade de me envolver nessa espuma...

Mindinha

JoaquimGilVaz disse...

alguém, falou em festa da espuma?

JoaquimGilVaz disse...

Edite Piaf?! n?

Mãozinhas disse...

Pois.. agora tb kero ler ;)
Isa tu às tantas tens uma comparticipação da pub k fazes ao livro ;)

A Polegar

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »