quinta-feira, abril 07, 2005

Jornalistas, Papa e Determinação

Antes de tudo, peço desculpas pela minha ausência mas por motivos técnicos não me foi possível escrever aqui neste espaço, eu e a net temos uma relação um pouco conflituosa... Mas, agora espero que seja diferente. No outro dia, enquanto me distraía a ver televisão, surgiu uma notícia de última hora: "O Papa João Paulo II está com graves problemas de saúde", trocando por miúdos está a morrer. Independentemente de ter ou não religião impressionou-me a forma como os jornalistas abordaram a situação e no meu pensamento surgiu-me a imagem da África quente e dos abutres à espera que o animal deixe de espernear para saciarem a sua fome... Quer dizer...há limites não? De minuto a minuto davam o quadro clínico repetindo-o dezenas de vezes, a tensão arterial etc... O vocabulário utilizado pelos jornalistas também é censurável, palavras como "ansiamos pelo momento" e "vamos em directo para o outro palco que é Polónia". A sensacionaçlização das notícias é cada vez maior e repugnável. Ainda o Papa João Paulo II não tinha falecido, já anunciavam os potenciais ascensores ao "cargo". É deplorável que isto aconteça.

Tenho que admitir que o Papa João Paulo II revolucionou a história da Igreja Católica, pois admitiu pela primeira vez e pediu desculpa aos judeus, pediu desculpa pelos padres pedófilos, visitou "personagens importantes" de outras religiões, esteve no muro das lamentações, esteve em Cuba, Timor; Portugal (nomeadamente aqui em Coimbra), entre outros países por isso é até agora o Papa mais viajado que tentou difundir a fé. Não podemos esquecer todo o percurso negro da Igreja Católica e de Instituições como a Inquisição e da corrupção (século XVI, ex: as pessoas pagavam uma quantia à Igreja para irem para o "Céu", trocando por miudos, compravam o "Céu"). Contudo, admiro a determinação de um Homem que por acreditar na sua religião viaja pelo mundo para a difundir e reconhece os erros do percurso da Igreja. Transpondo isto para as nossas vidas penso que é um exemplo de determinação para lutarmos por aquilo em que acreditamos!


Palma

6 comentários:

JoaquimGilVaz disse...

bom olhos a vejam! já estavamos com saudades!! espero que te amigues com as tecnologias e nos dês a conhecer um pouco mais das tuas visões do mundo!

Cada vez mais se formam círculos viciosos de poder, que manipulam até o cidadão mais atento...tal como kundera avisa, vivemos na era onde reinam os "imagogos" ... e a perversidade da exploração da imagem...o esmiuçar da não-notícia da notícia...

enfim...

Mãozinhas disse...

adorei o teu post, muito interessante, continua!

bjinhos
fura_bolos

Mãozinhas disse...

Gostei da tua intervenção neste blog. Logo a puxar um assunto actual e não menos interessante e até tem muito que se lhe diga.
Este Papa é sem dúvida uma das figuras mais imediatas e históricas do sec. XX e devemos tomar em conta o seu exemplo em prol dos seus ideais e convicções.
Bem deves continuar… acho que começaste muito bem ;)

A Polegar

Anónimo disse...

Belíssimo post. Resta-me dizer que está muito bem escrito, sucinto o suficiente para se ler e perceber rapidamente. Reflecte claramente o quão boa conversadora és pessoalmente, e resta-me desejar as maiores felicidades, e certamente que nos veremos em breve. Beijinho grande.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

Anónimo disse...

This is very interesting site... Siverfox 2006 fishing Flower song op. 39 http://www.howtoformataharddrive.info Viagra order uk Likely camcorders Honda odyssey emblem home interior decor slipcover furniture quit smoking access+provider+internet+service vicodin