domingo, fevereiro 13, 2005

Dia de São Valentim


O Dia de São Valentim, remonta-nos para a segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma. O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas. Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma. Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.

Cá estamos nós, no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados! Este maravilhoso dia para:

- Os pombinhos apaixonados irem jantar fora, num romântico jantar de velas e depois passearem de mãos-dadas, substituindo as velinhas, pela palidez da lua cheia.

- Os jovens moçoilos apaixonados, se declararem com uma rosa às raparigas do seu olhar, e elas, com o seu jeitinho de timidez, os beijarem na testa.

- Saírem aquelas maravilhosas colectâneas de Dia dos Namorados, com musicas excessivamente melosas, que nem para o engate parecem dar o efeito desejado.

- A televisão, o rádio, e o comércio em geral nos enfadarem com publicidade acerca desta data, com corações vermelhos por todo lado, banalizando o pobre do bispo São Valentim. Acho que a melhor prenda que vi foi um desses corações a dizer: Dia dos Namorados – Namorado Benfiquista, com uma águia e o símbolo do Benfica ao lado. Mas afinal o que é que o amor tem em comum com o futebol?

- Mas a verdade é que o amor está em todo o lado e até o Hitler tinha quem gostasse dele, não é verdade?

Por isso, desejo-vos, a todos um óptimo dia dos namorados, ou seja la o que isso for…

7 comentários:

Mãozinhas disse...

Hmmmm... uma coisa que eu reparei nas imagens seleccionadas, dos casais mais famosos de sempre, é que eles são todos barrigudos e elas esbeltas... Porquê?! Mesmo salva excepções… isto é muito frequente de ver no protótipo de casal. Há que mudar …. Porquê que não põem um esbelto e uma gorda com altos pelos no beiço?! :p

Polegar

Anónimo disse...

O pato Donald até nem é mt barrigudo...

Acho que o casal típico português até é um pouco ao contrário...

É certo que na nossa sociedade é menos "condenável" o homem gordo à mulher com algum peso a mais.

Acabámos por associar essas características ao nosso conceito de beleza que é mutável ao longo dos anos.

Há, contudo, uma questão deveras pertinente. Usamos esse conceito de beleza porque nos impingem ou vendem-nos porque, bem no fundo, é isso que queremos?


Mas eu não estou aqui para dar respostas, apenas criar mais dúvidas...

Anónimo disse...

fases boas, fases más, intimas (!), fases(?).... always the same great feeling!!!

GMDT.

(sempre)

colormeonce disse...

bem... detesto o natal, passagem de ano, carnaval, pascoa e... o dia de s. valentim.tenho as minhas razões para tal, portanto não tirem conclusões precipitadas.
agora para a fura_bolos, se visses o blog todo irias reparar em dois textos em português. e depois, não escrevo mais vezes em português porque penso jeito para a escrita.
kem sou eu para me julgar capaz de fazer belos textos.
por exemplo leio os vossos textos e tenho inveja pk não consigo escrever assim (inveja no bom sentido). ainda bem k há pessoas novas a escrever assim;)

colormeonce disse...

lol na parte "penso jeito para..." deve ler-se " penso não ter jeito para a escrita) ;)

colormeonce disse...

lol na parte "penso jeito para..." deve ler-se " penso não ter jeito para a escrita) ;)

Anónimo disse...

This is very interesting site... chevrolet silverado 1500 Where to buy imitrex http://www.child-hair-loss.info/Accutane_2bfinger.html hair pro product vitamin Find resident virus memory scanner cheap gemstone rings costume