sexta-feira, maio 26, 2006

Imposto Automóvel

Aqui está um exemplo do cumprimento do direito cívico à indignação, ao qual eu sou concordante, ora também não afectasse a mim e a todos.

"Já alguém reparou na barbaridade do novo imposto automóvel (IA)? Isto é completamente anedótico. Primeiro, quase todos os automóveis vão aumentar de preço, claro! Depois, a aplicação de uma medida ambiental, vem mascarar o interesse do governo em ter mais umas fontes de rendimento (para comprar os próprios carros? se calhar...) não fosse o aumento dos preços mais evidentes nos carros mais vendidos em Portugal (conveniente, não?). Mas estes não são carros diesel? Não gastam menos combustível? Não emitem menos CO2? Pois, mas criaram forma de os penalizar. Isto porque s fosse aplicada uma verdadeira medida ambiental, talvez se reduzissem os lucros do governo nos automóveis e depois também no combustível (iam gastar menos de um combustível mais barato. Sendo assim, talvez compense ainda menos trocar gasolina por diesel (e lá entram mais uns trocos). Espertos, n são?

Sinceramente, NÃO. Primeiro porque estão a degradar a qualidade de vida dos portugueses e a tirar-lhes poder de compra (com ordenados abaixo, mas preços acima da média europeia. Não se percebe.) o que se vai reflectir noutros bens (nos quais se poupa). Estão, também, a piorar a qualidade do ar que todos nos respiramos (inclusivamente os senhores do governo).

E também ninguém se lembrou que Portugal concordou com o tratado de kioto? Hmm, parece q não! Mas temos que cumprir os limites de emissões de gases que nos foram concedidos. Como? Com leis destas? Com estas leis nada vai parar o aumento de gases libertados para a atmosfera e no futuro? Bem, aí vão chover chuvas ácidas e multas. Sim multas! Pelo não cumprimento dos limites impostos. Mas isso que importa? É para o governo seguinte, eles que se lixem. Lixam-se eles e lixamo-nos nós, que pagamos os impostos para cobrir os erros do passado completamente desnecessários. É a isto que se chama desenvolvimento?!"

Bem observado Kim (obrigada pelo email)!!!

Polegar

2 comentários:

Quidam disse...

os carros, e todos os veículos movidos a gasóleo, são os mais poluentes...

Anónimo disse...

Sim, o diesel é mais poluente. E de carros está o país e o planeta cheios. Querem indignar-se? Pois então protestem com o aumento dos preços dos transportes públicos, isso sim. Portugal precisa é de uma rede de transportes públicos eficiente e acessível aos bolsos de todos.